É uma doença do sistema endócrino, na qual a glândula tiróide não produz hormonas tiroideias em quantidade suficiente. A causa mais comum em todo o mundo é a deficiência de iodo na dieta.
Outras causas: Porém, em países com iodo suficiente na dieta, a principal causa é uma doença auto-imune denominada tiroidite de Hashimoto ou tiroidite crónica. Entre as causas menos comuns, encontram-se um tratamento anterior com iodo radioactivo, lesões no hipotálamo ou na adenoipófise, determinados medicamentos, hipotiroidismo congénito ou uma cirurgia à tiróide.
Sinais e sintomas: A falta de produção de hormonas pode causar vários sintomas, como a intolerância ao frio, fadiga, obstipação, depressão e aumento de peso. Em alguns casos, pode ocorrer também um aumento de volume da parte da frente do pescoço devido a um bócio.
Tratamento: O hipotiroidismo pode ser tratado com a hormona sintética levotiroxina. Embora seja importante alguma quantidade de iodo na dieta, o iodo em excesso pode agravar determinados tipos de hipotiroidismo.
Hipotiroidismo na gravidez: se não for tratado, pode causar atrasos no crescimento e desenvolvimento intelectual do bebé.